Uma toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.
Indicações Estéticas
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão.
Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo, sendo necessário nova aplicação da toxina.
A toxina é indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão:
- Rugas da testa;
- Glabela (espaço entre as sobrancelhas);
- Pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos;
- Sorriso gengival
Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, a toxina costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação depende de avaliação individualizada.
Indicação Terapêutica
A Toxina age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca.
Aplicada em casos de:
- Bruxismo
- Dor orofacial
- Disfunção da ATM
Contraindicações
Assim como todo medicamento, a toxina é contraindicada para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
Resultados da aplicação
O resultado da aplicação da toxina em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
No uso estético, os efeitos da toxina podem durar de três a quatro meses, mas há casos em que os resultados permanecem até seis meses, no entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
Intervalo entre as aplicações
Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada.
Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e a toxina perde seu efeito.
Deve ser evitada a aplicação antes de 2 meses para evitar resistência.
Independente disso, o tempo é variável de 6 meses a 1 ano para reaplicação.