fbpx

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Para quem se preocupa com a estética dos dentes, o sorriso mais branco, alinhado e bonito, que antes parecia restrito apenas às celebridades, hoje é mais acessível com o tratamento com de lentes de contato dental. Isso permite resultados satisfatórios, rápidos e duradouros.

Se bem cuidadas, as peças usadas no procedimento podem durar, dependendo dos cuidados do paciente, por mais de 15 anos. Mas é importante ressaltar que, se esses principais cuidados após a finalização forem negligenciados, a durabilidade pode ser reduzida.

Para evitar que esse problema aconteça, preparamos este artigo com algumas orientações para prolongar a vida útil das suas lentes. Continue lendo e confira mais sobre a técnica e algumas precauções.

 

O processo de colocação de lentes de contato dental

O principal objetivo da aplicação das lentes de contato nos dentes é mudar algumas particularidades do sorriso, como a cor, formato, tamanho e possíveis desgastes ou fraturas. Para começar, o paciente faz uma avaliação da sua saúde bucal e então é feito o planejamento.

Essas unidades são confeccionadas de acordo com a orientação do dentista, e normalmente são de laminados cerâmicos. Depois de prontas, a região a ser aplicada é preparada para que as peças se encaixem corretamente.

A durabilidade dessas facetas pode variar conforme o material utilizado, mas principalmente depende das precauções tomadas pelo próprio paciente. Se as orientações forem seguidas à risca, o procedimento pode durar por anos, conforme mencionado acima.

 

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dentais

Como você viu, os cuidados básicos diários são os grandes aliados para manter os resultados o maior tempo possível. Veja, a seguir, o que deve ser feito para prolongar ainda mais a vida útil das lentes de contato dental:
 

Proteja os dentes

Existem práticas que oferecem riscos de quebrar as peças do tratamento, como esportes e distúrbios, como o bruxismo. Nesses casos, a proteção dos dentes é feita com protetores específicos, que se encaixem com a mordida de cada um.
 

Preste atenção ao seu cardápio

É preciso redobrar a atenção em questão à alimentação. Alimentos muito duros, como castanhas e cocada, podem fazer pressão sobre as lentes e quebrá-las. Além disso, os chicletes podem prejudicar e alimentos ou bebidas pigmentadas alteram a cor das peças ao longo do tempo.

No entanto, se houver a ingestão de algo com corante, é interessante enxaguar a boca com água logo em seguida, para evitar que esse processo influencie na tonalidade mais rapidamente.
 

Escove de maneira adequada e diária

A higienização após cada refeição, é um hábito indispensável para evitar doenças bucais. Mesmo com o revestimento, algumas partes da estrutura dentária ficam expostas e podem ser afetadas por cáries, gengivites e periodontite.

Entretanto, a escovação deve ser feita de forma adequada, com escovas de cerdas macias e cremes dentais sem substâncias abrasivas, com o propósito de não danificar e desgastar as Lâminas dentais.
 

Faça visitas regulares ao dentista

Após finalizar o tratamento, o acompanhamento periódico com o profissional continua. Isso permite com que o odontologista avalie a cor e transparência do material ou se há cáries e tártaro, que pode impactar no resultado a longo prazo.
 

Mantenha-se longe de hábitos prejudiciais

Usar os dentes como forma de abrir coisas, roer as unhas ou morder objetos duros são hábitos que devem ser evitados a todos custo, para não prejudicar em termos de desgaste ou quebra das lentes e nem da dentição natural.

Ainda, evite fumar. Afinal, o cigarro é responsável por alterar a tonalidade da região e deixá-la mais escura, o que pode afetar tanto as lentes de contato quanto os dentes naturais.

 

Afinal, porque ter cuidados após a colocação de lentes de contato?

As lentes de contato são usadas na odontologia estética para corrigir algumas imperfeições por meio da colocação de peças sobre os dentes. Elas são fabricadas com um material fino e transparente, bastante resistente.

Apesar de terem essa característica, demandam certas preocupações para que não haja interferência direta no resultado da técnica. Por isso, saber o que pode ou não ser feito, ajuda a não danificar ou ocorrer outras situações que comprometam a estética.

Com os principais cuidados após colocar as lentes de contato dentais, seu sorriso permanecerá bonito e saudável por muito mais tempo. Além dessas dicas, é importante seguir as demais recomendações dadas pelo seu dentista. Quer ficar por dentro de mais orientações? Então, curta nossas páginas no Instagram e Facebook.

 

Adicionar Comentário