fbpx

Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Na odontologia existem diferentes tipos de tratamentos para conquistar dentes mais bonitos e brancos com segurança. E umas das opções mais utilizadas e acessíveis pelos pacientes para atingir esse objetivo são as lentes de contato dental ou clareamento.

Chegar em um consenso sobre qual a melhor opção é difícil. Afinal, muitas pessoas além de clarearem os dentes, querem harmonizar outros pontos que as incomodam, seja um dente com pequena fratura ou um desgaste do esmalte.

Para facilitar o seu processo de decisão, elaboramos este artigo para entender a diferença entre os procedimentos e a indicação para cada caso. Saiba mais a seguir!

 

Conheça as diferenças entre os procedimentos

Apesar de ambos terem o mesmo objetivo de deixar os dentes mais brancos, há algumas diferenças entre as técnicas. O clareamento serve apenas para essa finalidade e todos podem fazê-lo, desde que tenha a saúde bucal em dia, sem cáries e com gengivas em perfeito estado. Vale lembrar que, gestantes e lactantes devem esperar o período.

Já o segundo tratamento vai além, pois os materiais utilizados, são laminados cerâmicos moldados por uma impressora 3D, para colar um por um sobreposto ao dente. São indicados para correções mais agressivas, como desgaste da estrutura dentária ou dentes muito escuros ou quebrados. Ao mesmo tempo, não é recomendando para quem não tenha dentes saudáveis.

 

Lentes de contato dental ou clareamento: qual a melhor opção?

Por mais que você queira ou pense em fazer as duas opções para corrigir várias imperfeições em uma única vez, a mais correta depende de cada caso e da avaliação dada pelo cirurgião-dentista. Ambas são excelentes, mas variam de acordo com alguns fatores, como a situação da saúde bucal do paciente, por exemplo.

Quando a insatisfação do indivíduo está relacionada apenas a cor dos dentes, o clareamento pode ser uma solução. Em contrapartida, se precisar fechar espaços entre os dentes, melhorar formato e minimizar desgastes, a lente de contato dental é a mais indicada.

De qualquer forma, o profissional, além de dar um diagnóstico preciso, pode dar sugestão de como ficará o resultado de cada um. Com essa simulação, fica mais fácil escolher o que mais agrade e esteja dentro do orçamento disponível.

 

Qual tem o melhor custo-benefício?

Devido as lentes de contato dentais terem utilidade para mais de um tipo de tratamento, elas podem ser consideradas com melhor custo benefício. Em relação à durabilidade, essa técnica também ganha pontos, pois dura mais tempo, já que o clareamento é temporário e, com o avançar dos anos, o amarelado pode retornar.

Contudo, não há necessidade de investir nas lentes de contato dentais se a sua finalidade é exclusivamente a cor dos dentes. Por isso, é fundamental fazer uma consulta para entender melhor o seu caso.

 

Como cuidar dos dentes após os tratamentos?

Seja com clareamento ou com leite de contato dental, é preciso redobrar os cuidados com o sorriso, para preservar os resultados obtidos. Além da higienização bem feita, evite consumo de bebidas e alimentos com alto teor de corantes, ácidos e álcool, pois escurecem os dentes.

Para quem optou pelas lentes de contato, os cuidados devem ser mais constantes, pois se trata de um revestimento sobre os dentes naturais. Por isso, as visitas regulares por semestre devem ser feitas com rigor, além das demais orientações dadas pelo dentista.

Independentemente do procedimento mais indicado para você, é importante ter atenção a esses cuidados, para que o investimento não seja à toa e o seu sorriso permaneça mais bonito por mais tempo. Quer saber qual a melhor solução para você? Entre em contato conosco e faça já uma avaliação.

 

Adicionar Comentário