fbpx

5 dicas para conservar suas facetas ou lentes de contato dental

5 dicas para conservar suas facetas ou lentes de contato dental

Para ter uma harmonização perfeita dos dentes, uma das opções mais buscadas são as lentes de contato e as facetas. Além de deixar o sorriso alinhado, também garante dentes mais brancos e corrige alguns problemas, como a exposição excessiva da gengiva ou diastema, por exemplo. Mas como conservar suas facetas ou lentes de contato dental?

Entretanto, mesmo sendo peças bastante resistentes e que tenham alta durabilidade, o paciente disposto a colocá-las, deve ter alguns cuidados para conservar suas facetas ou lentes de contato dental por longos anos e mantê-las com o mesmo brilho inicial.

Nesse momento, surgem algumas dúvidas sobre como fazer isso de maneira correta. Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você nessa tarefa diária de manutenção e cuidados necessários. Confira todas elas na sequência:
 

1. Diminua o consumo dos alimentos duros

Alguns alimentos que consumimos ao longo da vida devem ser consumidos menos quando as facetas ou lentes de contato são colocadas. Apesar de ambas serem um material resistente, não estão livres de sofrerem fraturas e podem comprometer todo o procedimento pelo atrito e desgastes causados por alimentos duros.

Alguns exemplos de alimentos que se recomenda evitar são: pães duros, torradas, castanhas, amêndoas, pirulitos, balas e muitos outros tipos de comidas similares.
 

2. Diminua o consumo de comidas com pigmentação

Assim como as comidas duras podem afetar a integridade das peças, o consumo de café, vinho, suco de laranja, iogurte, açaí e outros tipos de corantes com alta pigmentação sendo consumidos em excesso, podem ocasionar escurecimento e perda de brilho das peças.
 

3. Não se esqueça da higiene bucal

A prevenção e manutenção dos procedimentos começam em casa com a higiene bucal impecável. É dessa forma que além de manter o sorriso branco, é possível garantir a saúde da boca de uma forma geral, evitando cáries e outras doenças gengivais.

Ao fazer a limpeza, use uma escova dental apropriada, com cerdas macias e flexíveis para não causar danos às superfícies das peças, como a opacidade das peças, por exemplo. Além disso, cuide bem das suas gengivas passando fio dental, para não influenciar o funcional e a estética do tratamento.
 

4. Faça visitas periódicas ao dentista

Mesmo com os dentes naturais cobertos pelas lentes ou facetas, é imprescindível fazer visitas regulares de manutenção com o dentista. Assim, é possível analisar o que é preciso fazer, como profilaxia (limpeza) ou polimento (recuperação do brilho e remoção das manchas), a fim de aumentar a durabilidade do tratamento.
 

5. Exclua alguns hábitos

As manias do nosso dia a dia, como roer unhas, apoiar o maxilar na mão e morder canetas, além de poder ocasionar a quebra dos dentes, podem gerar desgastes, levando à necessidade de substituir os laminados.

 


 

Embora eliminar esses hábitos de nosso cotidiano possa parecer uma tarefa quase impossível, os pacientes que se submetem à colocação de facetas e lentes de contato devem ter uma atenção maior para não causar lesões à estrutura dentária e às propriedades das cerâmicas.

No entanto, por mais que você cuide, pode acontecer pequenas fraturas. Nessa situação, não adie o reparo, pois o material pode ser afetado totalmente, acarretando infiltrações e machas irreversíveis.

As transformações feitas no sorriso precisam de cuidados básicos para conservar suas facetas ou lentes de contato dental. Essas manutenções ajudam a prolongar a vida útil dos procedimentos, além de evitar doenças bucais. Por isso, coloque em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

Quer saber como cuidar melhor da sua saúde bucal? Então confira algumas dicas para escolher corretamente a escova de dentes, creme dental e enxaguante bucal para você.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre dicas para conservar suas facetas ou lentes de contato dental. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.