fbpx

Como cuidar do seu alinhador. Confira 5 dicas de cuidados

Como cuidar do seu alinhador. Confira 5 dicas de cuidados

Ao iniciar um tratamento ortodôntico para correção de seus problemas dentários, é necessário ter alguns cuidados básicos, que devem ser seguidos à risca para evitar outros problemas mais sérios. Isso é ainda mais importante quando falamos em alinhadores ortodônticos. Esses aparelhos são uma forte tendência e estão sendo muito utilizados pela função estética, mas assim como os aparelhos tradicionais fixos, requerem bastante atenção, justamente pela sua estrutura. Para ter um resultado eficiente, é necessário redobrar os cuidados ao utilizá-lo. Se você utiliza este tipo de aparelho mas não sabe o que deve fazer para o mantê-lo em um bom estado, separamos 5 dicas de como cuidar do alinhador ortodôntico. É importante seguir esta rotina para que o seu tratamento possa ter os resultados esperados. Confira na sequência!

 

Porque ter cuidados com o alinhador

Assim como os aparelhos fixos, os alinhadores são usados na ortodontia para movimentação da arcada dentária e, por isso, são flexíveis e resistentes para desempenhar seu objetivo principal, ou seja, o realinhamento dos dentes. Eles são fabricados com um material transparente, como o acetato.

Por serem produzidos com esse tipo de material, demandam certas precauções para não haver interferência direta no progresso do tratamento e na sua estética. Por isso, é essencial saber o que pode ou não ser feito, para evitar danificar ou ocorrer outras situações que atrapalham o alcance do sorriso perfeito durante o tratamento.

 

5 dicas de como cuidar do seu alinhador

Cuidar e zelar do seu aparelho dentário é uma tarefa fácil. Por isso, para evitar problemas durante seu tratamento ortodôntico, listamos 5 dicas para ajudar você a cuidar do seu alinhador corretamente. Confira a seguir:
 

  1. Limpe de forma adequada

A limpeza correta ajuda na preservação do seu aparelho, além de impedir um ambiente propício para acúmulo de bactérias, que podem causar cáries e, por consequência, atrasar a evolução do tratamento ortodôntico.

Sempre utilize uma escova com cerdas macias e coloque pouco creme dental. Em seguida, enxague bem em temperatura ambiente (nunca utilize água fervendo) e não mergulhe em limpadores de dentaduras ou soluções de bochechos, para não comprometer a transparência do aparelho.
 

  1. Evite ingerir substâncias com corantes

Assim como não é recomendado comer com o aparelho na boca, também não é apropriado ingerir líquidos contendo substâncias com corantes, sejam naturais ou não. Ao fazer isso, há risco do material escurecer, pois ele começa a absorver as cores dos produtos consumidos e perde a função pela qual muitos esperam ao optar por ele: ser “invisível”.

Por isso, evite alimentos como vinho, café, açaí, refrigerantes, cervejas, beterrabas, salgadinhos e muitos outros alimentos e bebidas que podem escurecer seu aparelho ortodôntico transparente. Aproveite que eles são removíveis e os retire para esses momentos.
 


 

  1. Não fume

Sabemos que fumar prejudica a saúde de todo corpo, inclusive a bucal. A partir do momento em que existe a preferência por usar alinhadores, deve-se ter consciência da necessidade de parar com esse mau hábito, para não causar o amarelamento/escurecimento do seu aparelho. Sendo assim, se você começou um tratamento com alinhadores ortodônticos, recomendamos evitar o uso de cigarros.
 

  1. Armazene corretamente

Armazenar o aparelho no local certo é de suma importância para manter seu aparelho funcional. Afinal, ele pode ser danificado por muitos descuidos, que são facilmente contidos ao guardá-lo na caixinha dada pelo dentista.

Não deixe em balcões, pias ou outras superfícies, para não a perder ou correr o risco de acumular bactérias. Sempre leve a caixa de armazenamento com você, principalmente para lugares em que é preciso retirar para comer, como em restaurantes.
 

  1. Retire com cuidado

Até mesmo para remover o aparelho da sua boca, exige uma certa cautela. A cada retirada, evite forçar em apenas um dos lados e procure removê-lo fazendo movimentos voltados para a língua em ambas as arcadas. Inicie a retirada, sempre, pela parte de trás do alinhador, aplicando uma pressão suave em cada lado do alinhador que cobre os dentes molares (no fundo da boca). Por fim, com a ponta dos dedos, remova seu alinhador transparente dos dentes da frente.

 

O alinhador exige uma boa higiene bucal

Tão essencial quanto a limpeza do aparelho, é fazer também uma boa higiene bucal. Esse fator é fundamental para todos e, não pode ser negligenciado de forma alguma.

O segredo para manter o aparelho “invisível” e não ter outros problemas, como cáries por exemplo, é limpar os dentes diariamente com uma escova macia, pasta de dente e fio dental, logo após as principais refeições. Além disso, não se esqueça de fazer visitas regulares ao dentista para fazer uma limpeza mais profunda.

Ao contrário dos aparelhos convencionais, o removível depende exclusivamente da sua dedicação e responsabilidade, principalmente para usá-lo durante o tempo necessário, armazená-lo e higienizá-lo. Com os cuidados e as dicas de como cuidar do seu alinhador, você terá um sorriso harmônico e saudável.

Quer ficar por dentro de mais orientações? Então, curta nossas páginas no Instagram e Facebook.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre as melhores dicas de como cuidar do seu alinhador. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.