fbpx

O que é apinhamento dental e como tratar

O que é apinhamento dental e como tratar

Muitas pessoas buscam tratamentos para alinhar os dentes não só por fatores estéticos e para melhorar sua autoestima, mas também para recuperarem funções essenciais, como por exemplo a dicção, mastigação e respiração. O apinhamento dentário é uma das alterações na posição dos dentes mais frequentes nas pessoas, que acontece quando o espaço na arcada dentária não é suficiente para acomodar todos os dentes ou apenas um dente. Neste artigo vamos conhecer o que é apinhamento dental e como tratar.
 

O que é o apinhamento dentário

O apinhamento dental costuma ser algo que mexe bastante com a autoestima do paciente, já que é uma alteração nos dentes que os deixam tortos e apinhados, ou seja, quando um dente fica sobre o outro, causando desconforto estético e funcional.

Geralmente, esse problema costuma ser causado por uma falta de espaço adequado para o crescimento dentário. Assim, os dentes acabam empurrando uns aos outros, entortando-se e se ajustando onde couberem.

Além de ser um problema estético, o posicionamento incorreto dos dentes dificulta a eliminação dos restos de comida e a limpeza da placa bacteriana acumulada na boca. Dessa forma, as pessoas que tem dentes apinhados são mais susceptíveis a terem periodontite, cáries, e outros problemas mais complexos.
 

O que causa o apinhamento dental

São diversas as causas que podem influenciar uma pessoa a ter apinhamento dental, mas a decorrência maior é por questões genéticas, como o tamanho dos ossos dentários que são herdados e que resultam em dentes de um tamanho desproporcional, ocasionando a falta de espaço para acomodação dos dentes da arcada dentária. Portanto, dentes muito grandes em arcadas pequenas podem causar a alteração no posicionamento.

Outra causa do apinhamento dentário é a perda muito cedo dos dentes de leite, o que reduz o espaço necessário para o crescimento dos dentes definitivos e faz com que eles cresçam tortos. Porém, o apinhamento também pode aparecer tardiamente, com o nascimento dos dentes do siso. A pressão da erupção exercida nos outros molares começa a apinhar o dentes da frente.

Além disso, traumas, causados por pancadas ou quedas, durante o crescimento da mandíbula, também pode levar aos dentes tortos. E apesar do apinhamento ser considerado um dos problemas mais comuns que afetam a dentição das pessoas, pode apresentar grandes riscos.
 


 

Como tratar o apinhamento dentário

A ortodontia é a especialidade que trata o problema de desalinhamento dos dentes. O tratamento recomendado pelo dentista para o apinhamento dental, leva em consideração diversos fatores específicos do paciente como objetivos estéticos, grau de apinhamento, posição atual dos dentes, entre outros fatores.

Por isso, o tempo de tratamento ortodôntico e até o tipo de aparelho variam devido às particularidades de cada pessoa. As principais formas de correção de dentes encavalados são os aparelhos ortodônticos. Além da correção de problemas na arcada dentária, e do alinhamento, o aparelho também pode fazer com que o resultado final do sorriso fique mais harmônico com as proporções da face. Vejamos os principais tipos de aparelhos:
 

Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos são constituídos por braquetes de metal ou cerâmicos, que podem, ou não, ser ligados por um fio metálico. A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado. Atualmente, há modelos bem discretos que podem ser feitos com materiais diferentes, como a porcelana, o que pode oferecer mais conforto estético ao paciente.

Na modalidade fixa — que não é possível retirar — há também a opção lingual, em que os braquetes ficam na parte interna dos dentes, e por isso, ficam ocultos para quem observa o sorriso do paciente.
 

Aparelhos móveis

São mais recomendados para crianças, por sua eficiência em tratar os problemas nas primeiras fases da vida. Também podem ser utilizados após o tratamento com os aparelhos fixos para manter o alinhamento proporcionado.
 

Alinhadores transparentes

O alinhador ou aparelho invisível, como é conhecido, é um novo método de tratamento ortodôntico que utiliza um molde plástico para fazer o trabalho de alinhamento dos seus dentes, e também a correção da mordida e dos dentes tortos, isto é, corrigir o que estiver desalinhado em sua dentição.

Além de ser mais confortável que os tratamentos convencionais, ele não atrapalha a fala, nem machuca seus lábios ou suas gengivas. É possível também ser removido durante a alimentação e para higienização.
 
Existem alguns casos que pode ser necessário realizar uma extração do dente encavalado. Por mais que não seja sempre necessário, o dentista avaliará se é o mais adequado ou não. Normalmente isso ocorre somente nas situações em que há presença de um apinhamento dental severo, onde somente um tratamento com aparelhos ortodônticos não será o suficiente.

Para realizar um tratamento com aparelho autoligado ou alinhador transparente, é preciso encontrar um dentista de confiança, que passe segurança para a realização de todos os procedimentos. Venha conhecer a clínica NEO e todos nossos serviços e procedimentos.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre o que é apinhamento dental e como tratar. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.