fbpx

Entenda o que é mordida cruzada e como identificar e tratar

Entenda o que é mordida cruzada e como identificar e tratar

Durante toda a vida, nosso corpo passa por muitas transformações e, com os dentes, não é diferente. Um exemplo é a mordida cruzada, um problema que costuma surgir na infância ou adolescência e pode evoluir para condições ainda mais complexas na fase adulta. A mordida cruzada pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo dificuldades na respiração, mastigação, digestão e dicção. Por isso, quando detectado este tipo de problema, por não se tratar somente de estética, é preciso procurar um ortodontista especialista, preferencialmente ainda quando criança para corrigir o problema o quanto antes.
 

Entendendo o que é mordida cruzada

O termo mordida cruzada se refere quando a arcada superior não se encaixa perfeitamente na inferior. É uma alteração no posicionamento da dentição, caracterizada por um desalinhamento que resulta em má oclusão. O posicionamento correto se dá quando todos os dentes superiores se encaixam por fora da arcada inferior e não ao contrário.

Em resumo, a mordida cruzada é um desalinhamento dos dentes que faz com que o maxilar e mandíbula não se fechem corretamente, deixando a impressão de boca torta. Essa má oclusão costuma ser bem perceptível, principalmente quando há sobreposição da arcada inferior em relação a superior e deixa o queixo proeminente.

A mordida cruzada pode se apresentar em vários graus diferentes. Em alguns casos, é fácil você perceber, pois fica evidente o desalinhamento dos dentes. Porém, em outros casos, o desalinhamento é mais discreto, sendo mais difícil sua percepção.

Independente do grau é importante tratar assim que for feito o seu diagnóstico. Esse tipo de mordida pode acarretar outros problemas além da estética, já que pode prejudicar a mastigação e até mesmo a respiração.
 

Quais as causas da mordida cruzada

As causas da mordida cruzada podem variar bastante. Uma das mais comuns é a má formação da mandíbula, que pode ocorrer por fatores hereditários, ou seja, em função da genética. O crescimento dos dentes superiores e inferiores em diferentes momentos também pode ocasionar o problema. Se quando criança, caso o crescimento dos dentes de cima for em momento diferente do crescimento dos dentes debaixo, pode ser também que desenvolva a mordida cruzada.

Além disso, alguns hábitos e costumes podem contribuir para o surgimento ou a piora da mordida cruzada. Entre eles está o uso excessivo de chupetas e mamadeira, ou mesmo o ato de chupar o dedo continuamente. Como a mordida cruzada é um problema causado por alterações musculares e funcionais do organismo, podem ter origem interna ou externa. Veja alguns outros fatores:

  • Hábito de roer tampas de caneta;
  • Perda precoce ou longa permanência dos dentes de leite;
  • Problemas no crescimento ósseo;
  • Respiração bucal;
  • Genética.

 


 

Quais as consequências da mordida cruzada

Como mencionado anteriormente, mais do que uma questão estética, a mordida cruzada causa diversos problemas orais e extra orais. Caso não seja tratado e se prolongue por muito tempo, o quadro resultará em um desgaste irregular da superfície dos dentes, causando uma série de problemas.

Como geralmente a mordida cruzada surge quando se é criança, o mais adequado é que o tratamento seja feito ainda na infância, para que não venha desencadear problemas mais complexos na fase adulta. Quando a mordida cruzada perdura por muitos anos, o paciente pode apresentar bruxismo, fraturas e até mesmo a perda de dentes.

A sobrecarga na articulação pode causar também retração gengival e outros problemas de deterioração. Além disso, a mastigação, respiração e fonética, podem ser comprometidas. Por isso, assim que diagnosticado, é importante iniciar de imediato o tratamento com um profissional qualificado.
 

Como tratar a mordida cruzada

O primeiro passo é identificar os sintomas. Mesmo nos casos em que a mordida cruzada não é visível, a pessoa poderá apresentar sintomas como ruídos no ouvido, dores de cabeça frequentes e dificuldades para abrir e fechar a boca ou para movimentar o maxilar. Embora o período da infância seja o ideal para correção, ela pode ser tratada também na idade adulta.

A mordida cruzada é um problema que afeta principalmente crianças e adolescentes e, se não tratado corretamente, pode evoluir para condições mais sérias. Por isso, vejamos as formas de tratamento para quem possui mordida cruzada:
 

Expansor de palato

Quando ocorre a mordida cruzada, o palato ou céu da boca é menor do que o necessário para o desenvolvimento correto da mordida e para este caso, o expansor pode ser uma boa solução. Esse aparelho é fixado no céu da boca, entre os molares, e empurra os dentes para fora. O tratamento exige consultas periódicas ao dentista, que aumentará gradualmente o tamanho do aparelho.
 

Remoção de dentes

Quando a mordida cruzada é causada pela influência dos dentes inferiores, a melhor escolha pode ser a remoção de alguns deles. Isso auxiliará na criação de espaço suficiente para que eles possam crescer no local adequado. No entanto, essa pode ser uma solução vantajosa apenas na fase infantil, quando a arcada dentária ainda está em formação.
 

Aparelho dentário

O uso de aparelhos ortodônticos é um dos métodos mais utilizados, que pode ser colocado em crianças, adolescentes e adultos. Na infância, o mais recomendado é o aparelho móvel, enquanto na adolescência e na idade adulta a melhor opção seria optar pelo fixo.

Em alguns casos, o alinhador estético também poderá ser utilizado para tratar mordida cruzada, dependendo da complexidade do caso. No entanto, o uso do aparelho fixo convencional continua sendo o mais recomendado para oclusões mais graves.
 

Cirurgia

Quando a mordida cruzada é identificada na idade adulta, a cirurgia ortognática pode ser uma excelente opção de tratamento. Nela, o ortodontista reposiciona o maxilar para favorecer a oclusão correta.

Como visto, a mordida cruzada é uma disfunção que ocorre com uma certa frequência e que, muitas vezes, não exige uma resolução complexa. Em muitos casos, o tratamento mais indicado é o uso de aparelhos ortodônticos. Conheça nossos tratamentos e agende uma avaliação hoje mesmo.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre o que é mordida cruzada e como identificar e tratar. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.