fbpx

4 dicas para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficiente

4 dicas para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficiente

O uso do aparelho ortodôntico é fundamental para quem precisa alinhar os dentes, seja por questões de saúde ou por estética. Mas para que o resultado seja satisfatório, é preciso tomar alguns cuidados durante todo o tratamento. Os cuidados com a higiene bucal e o acompanhamento constante de um ortodontista especialista são essenciais para quem usa aparelho ortodôntico. Além de prevenir cáries e outros problemas bucais, uma boa higiene contribui para que os resultados do tratamento ortodôntico alcancem o objetivo esperado. Por isso, confira 6 dicas para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficiente.
 

A importância dos cuidados com o aparelho

O aparelho ortodôntico é um recurso utilizado na ortodontia, na qual é muito importante para se adquirir um sorriso perfeito, quando há a necessidade do seu uso. Porém, para os pacientes que se beneficiam desse recurso, estes devem incluir alguns hábitos à sua rotina, para que o aparelho esteja sempre bem cuidado e principalmente cumprindo sua função da melhor maneira possível, além de assegurar a saúde dos dentes.

Seja um aparelho fixo ou móvel, redobrar a atenção com a higiene bucal, ir às consultas com o ortodontista e ter uma boa alimentação são alguns dos cuidados fundamentais com o seu aparelho dental. A atenção aos hábitos alimentares e à higiene bucal são essenciais para quem deseja ter dentes mais bonitos e saudáveis. E, quando o assunto é aparelho ortodôntico, isso é ainda mais importante para que o tratamento tenha resultados mais rápidos e eficazes.
 

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Geralmente, uma das perguntas que os dentistas mais ouvem quando falam da necessidade de usar aparelhos odontológicos é a respeito da duração do tratamento. É comum que as pessoas entendam a importância de fazer uso desses aparelhos, entretanto, não querem ficar por muito tempo com eles por questões estéticas. Por isso, muitas vezes as pessoas acabam adiando o tratamento para encontrar um momento ideal para realizá-lo sem que interfira na vida pessoal, social e profissional.

Porém, diferentemente do que acontecia antigamente, esse tipo de tratamento não demora mais tanto tempo para ser finalizado. Isso se deve, principalmente, aos inúmeros avanços que ocorreram na área odontológica.

Vale lembrar, que um bom resultado depende de alguns fatores, como a experiência do ortodontista, a colaboração do paciente e o correto cumprimento de todas as etapas do tratamento ortodôntico.

Em alguns casos, pode haver o prolongamento da duração total desse tratamento por conta de imprevistos, como o aparecimento de problemas por conta de uma má higiene bucal. Sendo assim, para garantir a eficácia do tratamento é preciso ter alguns cuidados especiais, além de visitar mensalmente o ortodontista para a manutenção do seu aparelho.

Com o avanço da tecnologia que trazem avanços e facilidades ao tratamento, para que você possa obter um bom resultado com o uso do aparelho ortodôntico, confira 6 dicas para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz:
 


 

1. Cuidados com a higiene bucal

Quando se usa com aparelhos ortodônticos, a escovação requer ainda mais atenção. Usar uma escova adequada e gastar mais tempo fazem toda a diferença. Para quem usa aparelho fixo, a escova de dentes deve ser de cerdas ultramacias, que vão evitar machucados na gengiva, além de evitar danos no fios do aparelho. Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos bráquetes durante a escovação dos dentes.

Sobretudo, os movimentos com a escova devem ser leves e contínuos, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, com o objetivo de remover de forma eficaz a placa bacteriana e os resíduos que ficam entre os dentes.

Um grande aliado da higiene da boca também, o fio dental deve ser utilizado junto com a escovação. Para quem possui aparelho fixo, é recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes. Outra recomendação é o uso do bochecho com antisséptico. Inclusive, o uso de pastilhas antissépticas pode ser um aliado para o aparelho: basta dissolvê-las em um copo com água.

Esses produtos ajudam muito na finalização da higiene bucal, pois limpam as bochechas, a língua, o céu da boca e outros lugares que nem a escova, nem o fio dental alcançam. Caso seja necessário, solicite orientações ao seu dentista de como realizar a melhor escovação possível. Ele poderá indicar a melhor escova, os melhores produtos e até ensinar os melhores movimentos para limpeza, de acordo com as suas necessidades e as do seu aparelho.
 

2. Atenção com a alimentação

Além de uma boa limpeza, falta de cuidados com os alimentos que você ingere também pode prejudicar seu tratamento e prolongar ainda mais o tempo que você ficará com o aparelho.

Balas, chicletes e pirulitos não são os melhores amigos de quem utiliza aparelho ortodôntico. Além deles, também evite comer alimentos duros, gordurosos ou grudentos — como balas macias ou chicletes.

Alimentos muito grudentos ou duros demais podem mover ou quebrar o aparelho e com isso, desviar a posição do bráquete e corrigir os dentes de maneira errada. No entanto, não é necessário deixar de comer seus alimentos favoritos. Frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pedaços pequenos para facilitar a mastigação.

Se sua fruta favorita for a maçã, use a criatividade e coma de forma picada. A dica também vale para legumes e quaisquer outros alimentos com as mesmas características. Portanto, evite mordê-los inteiros, pois isso pode danificar o aparelho.
 

3. Maus hábitos retardam o tratamento

Se você tem hábitos como roer unhas, morder caneta, mastigar gelo e/ou abrir recipientes com os dentes, é preciso parar de vez com isso após iniciar seu tratamento ortodôntico. Esses maus hábitos não devem ser feitos por quem usa aparelho. Isso não só danifica seu aparelho ortodôntico, como pode estragar bastante a própria estrutura dos dentes, causando fraturas.

Esses pequenos vícios provavelmente moverão os bráquetes, mesmo que você não perceba, que passarão a fazer força onde não devia, demorando ainda mais para terminar o tratamento. Por isso, para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz, o que vale é seguir à risca as recomendações do seu dentista.
 

4. Visitas regulares ao dentista

Além de cuidar da saúde bucal em casa, o tratamento dentário precisa de acompanhamento do especialista, pois a manutenção periódica do aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento. O acompanhamento deve ser realizado por um ortodontista, ao menos uma vez ao mês. Com isso, ele vai indicar os melhores cuidados, bem como avaliar o progresso com a escovação e o avanço dos resultados.

Um dos maiores problemas de quem usa aparelho é o frequente descolamento dos bráquetes. E se mesmo fazendo tudo da maneira correta, ainda assim soltar um bráquete ou o fio ortodôntico sair do lugar, vá o quanto antes ao dentista para colocar no lugar.

O aparelho ortodôntico funciona como uma engrenagem onde cada peça tem sua função, mas o resultado só ocorre quando todas funcionam juntas. Por isso, a queda de um bráquete impacta negativamente, retardando ainda mais a conquista do sorriso perfeito.
 


 
Os cuidados simples fazem toda a diferença na vida de quem usa aparelho, principalmente para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz. Se você está em busca de um ortodontista para tratar da saúde dos seus dentes, conte com a NEO Joinville. Aqui você tem à sua disposição uma gama de serviços de saúde bucal, como os aparelhos dentários.
 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre dicas para tornar seu tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.