fbpx

Ortodontia preventiva: como prevenir problemas ortodônticos antes que eles aconteçam

Ortodontia preventiva: como prevenir problemas ortodônticos antes que eles aconteçam

Evitar que ocorra dentes tortos ou problemas de má oclusão é totalmente possível com a ortodontia preventiva. Assim como o nome diz, esta é uma área em que o profissional realiza técnicas para prevenir complicações bucais ou tratamentos ortodônticos futuros, como o uso do aparelho fixo. Algo muito comum de ocorrer é que muitas pessoas deixam para cuidar do sorriso quando têm uma cárie ou outro problema bucal. Atente-se as nossas dicas de como a ortodontia preventiva pode prevenir problemas ortodônticos antes que eles aconteçam.
 

O que é ortodontia preventiva?

A ortodontia preventiva age na prevenção do agravamento de problemas futuros de oclusão, podendo evitar a necessidade de uso de aparelho fixo e extração de dentes permanentes, além de ser também realizado, uma abordagem educativa para orientação e retirada de maus hábitos que podem comprometer a oclusão.

A ortodontia preventiva é um método dentro da área odontológica que busca diagnosticar com antecedência os problemas ortodônticos que uma criança possa ter, ainda na fase em que eles estão com dentes de leite na boca.

Não há uma idade correta para iniciar a ida ao dentista, pois tudo vai depender da saúde bucal de cada paciente; no entanto, quanto mais cedo começar o tratamento preventivo é melhor, sempre na dentição decídua e mista, portando dos 3 aos 12 anos, aproximadamente.

A verdade é que esse é um dos principais motivos pelo qual se recomenda que os pais façam o correto acompanhamento odontológico dos filhos com um dentista especialista desde cedo. Quando o procedimento é executado corretamente e no tempo adequado, pode-se prevenir diversos tratamentos detalhados ao longo da vida do paciente.
 

Como funciona a ortodontia preventiva?

Na Odontologia, a Ortodontia é a especialidade que trata as más oclusões dentárias, que podem ser aplicadas em várias etapas do crescimento e desenvolvimento crânio-facial e nas diferentes dentições: decídua, mista e permanente.

A ortodontia preventiva tem como um dos principais objetivos a preservação dos espaços naturais que existem entre os dentes de leite, para que os dentes permanentes possam nascer e ocupar este espaço sem comprometer outros dentes ou até mesmo nascer tortos ou atrás de outros dentes.

Por este motivo, muitos dos tratamentos de ortodontia preventiva consiste especificamente no uso de pequenos aparelhos durante a fase de crescimento das crianças, para manter os espaços alinhados e com tamanhos corretos, além da orientação sobre maus hábitos durante a fase infantil.
 


 
Dentre as causas mais recorrentes de má oclusão está a sucção de dedo ou chupeta. Nesse contexto foi pesquisado que esse habito até os 3 ou 4 anos consiste em um mecanismo de suprimento emocional, já que ela é desenvolvida na amamentação, e que não deve sofrer interferências. Contudo a instalação da má oclusão não depende apenas do costume e sim da duração, frequência e intensidade com que o habito é realizado.

Deste modo, para pacientes com problemas ortodônticos de má oclusão, como mordida cruzada, mordida aberta ou mordida profunda, podem ser resolvidos de maneira mais simples, evitando um tratamento mais longo e delicado como o uso de aparelho fixo ou a extração de dentes.

As más oclusões, são classificadas com a relação entre os primeiros molares permanentes e o alinhamento dos dentes, como referência à linha de oclusão. É importante o diagnóstico prematuro dessas más oclusões para que o tratamento ortodôntico tenha maior chance de sucesso.
 

Vantagens da ortodontia preventiva

Grande parte dos adultos, procuram um tratamento dentário principalmente por motivos de estética. Porém, o que poucos sabem, é que parte das correções que serão efetuadas na fase adulta, poderiam ter sido resolvidas ainda na infância a fim de garantir o sorriso perfeito. Isto é, todos os dentes perfeitamente alinhados, além da mordida correta.

Há diversos tipos de tratamentos preventivos disponíveis, além de fatores como a orientação. O objetivo, como o nome mesmo já diz, é diagnosticar previamente possíveis problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da arcada dentária, da mordida e da face.

Como o objetivo principal é prevenir todo e qualquer desvio da arcada dentária, o tratamento preventivo tem a missão não apenas de reconhecer precocemente lesões de cárie dentária, como também realizar intervenções adequadas a fim de restabelecer as posições corretas dos dentes e evitar problemas mais complexos no futuro, não somente para parte bucal, mas também para outros problemas para o corpo.

Não apenas profissionais de odontologia, mas outros especialistas na área da saúde, reconhecem as vantagens da prevenção. Diagnosticar precocemente e eliminar hábitos orais que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição e do crescimento facial, ajuda por exemplo, a minimizar o risco de doenças que atingem as vias aéreas superiores e a garantir o bom desenvolvimento do sistema respiratório.

Por isso, os benefícios trazidos pela intervenção precoce do tratamento ortodôntico, têm reflexos positivos também nas demais especialidades, facilitando, no futuro, os tratamentos ou procedimentos realizados pelos dentistas clínicos gerais, e até mesmo os tratamentos ortodônticos corretivos futuros.
 
Por isso é super recomendado, que os cuidados com a boca possam ser adotados ainda na infância. E dentes cuidados têm maiores chances de se desenvolverem de maneira saudável. Por isso, a clínica NEO Joinville está aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Ortodontia preventiva: como prevenir problemas ortodônticos antes que eles aconteçam. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.