fbpx

Alimentos que escurecem os dentes

Alimentos que escurecem os dentes

A aparência dos nossos dentes interfere completamente em nossa vida pessoal e profissional. Quando os dentes são amarelados ou escuros eles acabam transmitindo a imagem de falta de cuidado com a saúde e com a aparência além de gerar insatisfação pessoal com a aparência. Isso deve-se muito ao fato de que os dentes estão constantemente em contato com diversos alimentos corantes como vinho tinto, chocolate, café, refrigerante à base de cola, além da nicotina. Ao entrar em contato com estas substancias pigmentadas, os dentes tendem a ficarem amarelados e com aspecto envelhecido. Vejamos os alimentos que escurecem os dentes para que você possa ter um cuidado maior com sua alimentação e saúde bucal.

Alimentos que escurecem os dentes

Um sorriso saudável é a junção de uma alimentação adequada e uma boa higiene bucal. Mas, para manter os dentes brancos, também é importante evitar o consumo em excesso de certos alimentos. O excesso de pigmentação contida em determinados alimentos e bebidas, como café, beterraba, açaí e refrigerantes, podem contribuir para o escurecimento dos dentes.

Uma ação simples que pode ser adotada para minimizar os efeitos dos corantes, quando não for possível escovar os dentes logo após as refeições, é fazer um bochecho com água. Isso irá ajudar a reduzir a concentração de corante nos dentes. Vejamos alguns dos alimentos que escurecem os dentes:
 
Café:

O café é a bebida favorita de muita gente e para alguns, o dia começa somente depois da primeira xícara de café. Por isso é importante estar atento, pois o café é um grande influenciador para que os dentes percam a coloração branca. O excesso da bebida diariamente danifica e ajuda a escurecer os dentes por conta de sua acidez.

O ideal é consumir com moderação e acrescentar leite para minimizar os efeitos negativos no sorriso. Os polifenóis ácidos existentes no café provocam manchas amareladas e a descoloração do esmalte do dente, comprometendo com o tempo seu sorriso e causando outros desconfortos, como gastrite, por exemplo.
 
Refrigerantes:

Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão e cola e outras bebidas com gás que também são extremamente ácidas para sua saúde bucal, por conta dos açúcares e dos ácidos fosfórico e críticos.

Além disso, há também os corantes e pigmentos, deixam o pH da boca mais ácido, que contribuem para um ambiente muito mais propício para o surgimento de manchas e o escurecimento dos dentes.

 
Vinhos:

Um bom vinho é o acompanhamento perfeito para momentos especiais e uma boa pedida para relaxar depois de um dia cansativo. Porém, como a uva é um alimento naturalmente cheio de pigmentos e determinados vinhos levam corantes e conservantes na composição, é preciso consumir com moderação. Especialmente para manter um sorriso branco.

O vinho contém polifenóis ácidos em sua composição, que corroem os tecidos da boca, gengivas e dos dentes, e diminuem a produção de saliva, tornando propícios os ataques dos ácidos prejudiciais ao sorriso. Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.

Deste modo, para evitar a ação de pigmentos e corantes presentes nos vinhos tintos, prefira os vinhos brancos, menos agressivos, de preferência acompanhados de alimentos duros, como nozes ou amêndoas, que colaboram com a produção de saliva e o equilíbrio do pH bucal.
 
Frutas:

Mesmo muitas frutas sendo pequenas, possuem muita pigmentação, que podem resultar em uma coloração indesejável aos dentes. A cor forte e escura das frutas pode causar manchas nos dentes, e por isso deve-se evitar o consumo em excesso.

Frutas como amora, cereja, uva e até o morango também possuem alta concentração de pigmentos que podem afetar a coloração dos dentes. É preciso moderar o consumo e fazer uma higiene adequada após comer esse tipo de alimento.

Frutas de tons escuros, como amoras, ameixas, mirtilo e framboesa, por conta da pigmentação, devem ser ingeridas com cautela, apesar de serem benéficas ao organismo por conta da grande presença de antioxidantes em sua composição. Elas podem ser consumidas, mas em pequenas quantidades, desde que seja realizada a higiene bucal logo em seguida.

E além destas frutas, o açaí mesmo sendo super energético, deve ser ingerido com limitações, pois esse alimento delicioso, pode colocar em risco a beleza do sorriso. O primeiro problema diz respeito à forma de preparo. Como muitos acrescentam xarope de guaraná, leite condensado e frutas com alto índice glicêmico, o açaí como é consumido tem muito açúcar, facilitando a desmineralização do esmalte. Somado a isso, a fruta em si tem uma grande concentração de pigmentos. Por isso que, ao terminar de ingerir, a boca e a língua costumam ficar totalmente roxas.
 



Beterraba:

A beterraba é um alimento saudável e necessário para nosso corpo. Mas, por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes, ele pode manchar também. A dica é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento. Ela também faz parte da lista dos alimentos que escurecem os dentes. Assim, é preciso ter atenção com o consumo. E, caso o paciente já possua manchas, sucos e sopas devem ser consumidos com canudo para evitar o contato com os dentes.

As beterrabas, assim como o vinho e as uvas, são profundamente pigmentadas, o que aumenta bastante as chances de escurecer os dentes se forem consumidas com frequência e suas placas não forem imediatamente removidas com a escovação.
 
Molhos condimentados:

Ketchup, molho de soja, molho madeira e demais molhos condimentados contam com uma grande quantidade de corantes na sua composição. Por isso, o consumo desses alimentos também pode deixar os dentes mais escurecidos.

O curry nada mais é do que uma combinação de especiarias. Ele leva açafrão, cúrcuma e alguns tipos de pimentas. Muito utilizado na culinária indiana, o curry apesar de saboroso também pode afetar o sorriso. Por isso, é mais um dos alimentos que escurecem os dentes e devem ser consumidos com moderação.

O molho de tomate segue a mesma linha das frutas escuras. Assim como o molho de soja e o madeira, sua coloração intensa pode manchar e escurecer bastante seus dentes. Mas fique tranquilo: a macarronada de domingo pode continuar, mas escove os dentes quando terminar.
 

Além desses, existem muitos outros alimentos que podem escurecer os dentes, como chás, sucos de frutas ácidas, milho, morangos e folhas escuras, por exemplo. O escurecimento dos dentes, como explicado, é causado por uma combinação de fatores. A acidez da boca somada ao consumo de alimentos com excesso de pigmentos ou corantes pode afetar a coloração dos dentes.

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Alimentos que escurecem os dentes. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.