fbpx

Conheça 4 benefícios do clareamento dental

Conheça 4 benefícios do clareamento dental

Geralmente as pessoas estão sempre em busca do melhor para suas vidas e a parte estética tem se tornado uma prioridade para muita gente. Isso é importante para o bem-estar de cada um, e melhor ainda saber que a Odontologia pode contribuir para esse bem-estar. Um dos tratamentos estéticos mais buscados recentemente na odontologia é o clareamento dental, que devolve a cor natural dos dentes e os mantêm sempre lindos. Por isso, conheça 4 benefícios do clareamento dental para sua vida e também sua saúde bucal.

Por que os dentes escurecem?

Seja por dentes manchados ou amarelados, sempre tem alguém insatisfeito com seu sorriso. Devido a diversos fatores como produtos com pigmentação forte, que são produtos com corantes como refrigerantes e chás, o dente também sofre desgastes que expõe a dentina, parte mais interna do dente. A dentina é uma camada mais amarelada, então dá realmente um contraste grande. Por isso, quando há casos de dentes escurecerem, o clareamento serve para retornar àquela cor anterior natural.

Além disso, dependendo do estilo de vida que cada pessoa tem, com o tempo seus dentes podem ficar amarelados. Para algumas pessoas isso é esteticamente desconfortável e o clareamento dental é a solução ideal. Por isso, trazemos 4 benefícios do clareamento dental.

Quais os benefícios do clareamento?

O procedimento de clareamento é costumeiramente rápido e possui alta taxa de sucesso, mesmo dependendo da resposta biológica de cada paciente. Apesar de poder deixar os dentes sensíveis por um tempo, essa consequência do clareamento costuma passar rapidamente.

Alguns outros efeitos colaterais incluem a irritação da gengiva e danos ao esmalte dentário, mas com a supervisão profissional adequada, geralmente estes efeitos causam pouco ou nenhum incômodo, mostrando que o processo é muito seguro.

O clareamento dental profissional é realizado com a aplicação de um gel, o peróxido de hidrogênio ou carbamida, que irá liberar oxigênio na superfície dos dentes e, consequentemente, alterar a cor deles. Este composto não age de maneira abrasiva, ou seja, ele não retira as eventuais manchas pela ação da fricção, como ocorre com os cremes dentais, mas sim provoca uma reação química nos dentes, deixando-os mais brancos.

O procedimento pode ser realizado em várias sessões nos consultórios ou com a aplicação realizada pelo próprio paciente em sua casa sob orientação do dentista. Não há diferenças na qualidade final em qualquer uma destas opções. A única variável é que o tratamento caseiro é um pouco mais demorado que o realizado em ambiente clínico. Entre os principais benefícios do clareamento dental podemos listar:

Ajuda na autoestima

É comum as pessoas sentirem vergonha dos dentes amarelados, escuros ou acinzentados e, mesmo sendo um processo natural, não é bem visto por algumas pessoas. Isso pode interferir nas relações sociais, tendo em vista que a baixa autoestima é uma barreira para se relacionar com os outros. Essas pessoas se sentem desanimadas para sair, conversar e fazer novas amizades. O clareamento dentário devolve essa autoestima e dá a segurança para que elas possam sorrir novamente e reaver seu convívio social.

Proporciona mais confiança

Dentes brancos e saudáveis são o desejo de muitas pessoas e os procedimentos odontológicos são capazes de proporcionar isso. O clareamento realizado nos consultórios proporcionam mais confiança ao paciente. Ele passa a sorrir sem a preocupação de expor seus dentes manchados ou escurecidos.

Ajuda a buscar hábitos saudáveis

O clareamento dental não só devolve a autoestima de quem tem dentes amarelados. Trata-se de um procedimento que oferece mais saúde e estimula a pessoa a buscar hábitos mais saudáveis, uma vez que ela apresenta uma nova aparência e quer mantê-la. E isso é algo que pode ser obtido com hábitos saudáveis como uma alimentação livre de substâncias que escurecem o esmalte dos dentes, além de evitar o fumo e outros hábitos não saudáveis.

Auxilia na identificação de outros problemas

Como vimos, a aparência não é o único benefício da técnica. O procedimento é indicado pelos dentistas após a avaliação de diferentes condições. Muitas vezes, os casos estão associados a traumas ou tratamentos endodônticos (conhecidos popularmente como tratamento de canal). Eles podem causar a variação de cor nos dentes, como colorações amarela ou cinza.

Isso mostra que tais dentes sofreram trauma ou passaram por procedimento. Além disso, ao realizar o clareamento, o dentista pode identificar outros problemas como erosão do esmalte do dente, etc.

 


Muito além dos benefícios

Além do efeito branco em seus dentes proporcionado pelo clareamento, o procedimento apresenta grandes vantagens como o tempo de execução por exemplo: você consegue ter seus dentes brancos e bonitos com apenas 15 dias em até 6 horas diárias de aplicação do gel clareador, dependendo de cada caso.

Você mesmo pode aplicar o molde com o gel clareador em seus dentes. Além de reduzir os custos do tratamento, ainda facilita para aquelas pessoas que não têm como ir com frequência a consultórios médicos. A sua autoestima e a beleza dos dentes são revigoradas.

Uma dica importante

No entanto, é importante deixar claro que para aproveitar todos esses benefícios e alcançar um belo sorriso, é necessário procurar clínicas odontológicas especializadas em estética dentária. A clínica odontológica NEO Joinville conta com uma equipe especializada em estética dental para garantir todo o suporte necessário ao seu tratamento de clareamento dental. Agora que você já conhece os 4 benefícios do clareamento dental, agende hoje mesmo sua avaliação conosco.

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Benefícios do Clareamento Dental. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.