fbpx

Implantes zigomáticos – entenda como funciona o tratamento

Implantes zigomáticos – entenda como funciona o tratamento

Os implantes dentários podem mudar para melhor a vida de qualquer pessoa que possui dentes danificados ou mesmo ausentes. Os implantes trazem de volta a possibilidade dos dentes exercerem sua função principal, ou seja, a mastigação, permitindo que os pacientes usem os dentes com maior naturalidade, aumentando sua confiança e autoestima. E um dos métodos que possibilita isso de maneira rápida e segura, são os implantes zigomáticos.

O que são implantes zigomáticos?

Os implantes zigomáticos são um método de implante dentário recomendado para pacientes cujo maxilar esteja sem condições de receber implantes, normalmente porque perderam os dentes há um longo período ou devido a grandes perdas ósseas oriundas de inflamações. O implante zigomático elimina a necessidade de enxerto ósseo.

São implantes dentários um pouco mais extensos que os convencionais. Possuem este nome por serem fixados no osso da maçã do rosto, que é chamado de osso zigomático. Os implantes zigomáticos em poucos dias de tratamento permitem, a quem não tiver osso maxilar, colocar uma prótese fixa que pode substituir as próteses tradicionais (“dentaduras”) e incômodas.

O procedimento evita o osso da maxila, necessário para colocar implantes tradicionais e usa o osso zigomático (osso malar) para ancorar os implantes. Este método tem sido utilizado há algum tempo com muita eficiência e proporcionado muitos benefícios para quem o utiliza. Anteriormente a única opção que os pacientes tinha era fazer enxertos extensos e grandes cirurgias para fixar os implantes. Desta forma em curto período de tempo, alta previsibilidade e índice de sucesso se resolve o caso.

Benefícios dos implantes zigomáticos

Os implantes dentários trouxeram diversos benefícios aos pacientes que necessitam de reabilitação oral. Hoje em dia, a escolha pelos implantes zigomáticos tem aumentado consideravelmente devido aos benefícios que o método traz.

Vejamos os benefícios associados a este procedimento:

  • Ao contrário dos implantes tradicionais, que podem levar até nove meses para se osseointegrar completamente, os implantes zigomáticos exigem muito menos tempo por possibilitarem em quase totalidade dos casos a carga imediata. Uma dentição forte e estável pode ser obtida de maneira mais rápida que os implantes tradicionais, utilizando o beneficio da carga imediata que é a instalação dos dentes sobre os implantes em até 72h.
  • Para os implantes zigomáticos não é preciso realizar um enxerto ósseo, portanto, é uma ótima opção para pacientes com perda óssea acentuada na região da maxila.
  • As cirurgias são menos invasivas se comparada às cirurgias com enxertos ósseos retirados de outras regiões do corpo do paciente; além disso a reabilitação é mais rápida por dispensar enxertos ósseos, garantindo alta probabilidade de sucesso: entre 98% e 100%.

 


 

Quais são as diferenças entre o método tradicional e o método zigomático?

Uma das diferenças entre o método tradicional e o zigomático está no fato de não precisar realizar um enxerto ósseo para fixação dos implantes. Casos mais complexos de reabilitação oral têm sido solucionados por meio deste procedimento, com excelentes resultados funcionais e estéticos. A prótese dentária fica firme sem qualquer possibilidade de se mover.

O que pode levar o paciente a aderir por este procedimento, é a falta de estrutura óssea; no entanto, cada paciente deve ser avaliado primeiramente para que seja constatado a possibilidade de utilização deste método.

Quanto tempo demora o procedimento?

Diferente dos implantes tradicionais que podem exigir várias consultas programadas, os implantes zigomáticos são instalados em um único procedimento. Isso garante menor tempo de recuperação e maior satisfação para o paciente, já que pode ter seus dentes em um tempo menor.

Os implantes são colocados na própria clínica, que conta com equipamentos e um espaço próprio para a realização do procedimento, na qual o paciente terá todos os cuidados pré e pós operatórios que precisa. Isso garante maior tranquilidade ao paciente e permite que ele tenha todo o apoio necessário enquanto é realizado o procedimento.

Deste modo, ele recebe monitoramento constante e todas as medicações de forma confortável e segura. Após a conclusão e um período de repouso, o paciente recebe alta no mesmo dia.

 
Confira também: 9 benefícios dos implantes dentários
 

Quando não pode usar o procedimento?

Como dito anteriormente, cada paciente deve ser avaliado primeiramente para que seja constatado a possibilidade de utilização deste método. É possível receber implantes dentários desde que seja feita uma avaliação minuciosa e analisado, com o apoio de exames médicos, as particularidades de cada caso. As condições do local, situações sistêmicas, hábitos comportamentais e outros, serão importantes na avaliação pela escolha do método de implante zigomático.

Implante zigomático, é doloroso?

Os pacientes recebem medicação com sedação para dar conforto antes e durante a cirurgia. Medicamentos também são prescritos após a cirurgia. No geral, os pacientes que passam pelo processo relatam o procedimento como quase indolor.

É comum que muitas pessoas tenham receio de ir ao dentista por causa do desconforto. Mas vale lembrar que não é ideal se limitar por conta disso, uma vez que a realização do procedimento pode trazer inúmeros benefícios.

Quanto tempo dura o implante zigomático?

Considerando as condições ideais, os implantes podem durar a vida toda após a sua instalação. Vale lembrar que, manutenções preventivas e visitas regulares ao dentista tendem a favorecer a durabilidade dos implantes. Se você ficou interessado pelo procedimento de implante zigomático, entre em contato conosco e agende sua avaliação hoje mesmo. Nossos profissionais terão maior prazer em receber o seu contato e esclarecer todas as suas dúvidas.
 

1 Comentário

  • por Benedito Pantoja Moraes Postado em 10 de agosto de 2019 15:01

    Gostaria de saber quanto custaria importante zigomático superior

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Implantes Zigomáticos. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.