fbpx

Odontologia Estética

Odontologia Estética

Um sorriso bonito eleva a autoestima, melhora a vida social e abre portas no mundo profissional. A procura por estética facial tem se tornado muito comum na vida das pessoas que buscam obter rejuvenescimento. Deste modo, alguns consultórios e clínicas odontológicas tem se especializado em estética, aliando a estética dental e a facial que vão do alinhamento dos dentes à redução das bochechas. Para muitas pessoas, ainda é novidade associar a odontologia estética. Por isso, vamos mostrar como essa área avança, quais as tecnologias utilizadas e quais resultados os pacientes podem esperar.

Odontologia Estética

É cada vez mais comum a preocupação e obsessão das pessoas pela aparência ideal e o bem estar físico. No mundo moderno, a busca pelo sucesso pessoal, profissional e social tem gerado uma frenesi cada vez maior por tratamentos estéticos rejuvenescedores. O objetivo por trás do rejuvenescimento facial é restaurar uma aparência mais jovem, ajudando a reverter uma face envelhecida, decorrente da perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, pele, músculos, entre outros.

Com isso, tem surgido muitos estabelecimentos comerciais com foco na estética, cuidados com a saúde e bem estar e outros segmentos ligados ao cuidado com o corpo. E para auxiliar nesta busca pelo cuidado com a saúde e o corpo, a odontologia passou a atuar também no mercado da estética, com o uso de tecnologias que buscam a harmonização do rosto, desde a parte dentária até a parte da pele, unindo assim o melhor dos dois mundos, trazendo os melhores benefícios da odontologia estética.

Estética dentária

Ortodonticamente, as clínicas atuam principalmente no terço inferior da face. O contorno da face é determinado pelo esqueleto facial, dentes e músculos. A perda dentária por exemplo, compromete os músculos faciais, provocando flacidez muscular. Além do comprometimento da função mastigatória, a ausência dos dentes provoca atrofia do osso e também do músculo ligado a esse, gerando alteração do contorno estético da face.

Dentre as principais causas e fatores orais que prejudicam a estética facial, destacam-se: dentes escurecidos ou amarelados, tortos, inclinados e separados (diastemas), queixo para frente, lábios finos, rugas faciais evidentes (flacidez muscular) e o aspecto de envelhecimento da face. Além destes, outros problemas como retrognatismo e/ou prognatismo mandibular e/ou maxilar também promovem alterações faciais que comprometem a face e a autoestima dos indivíduos.

Deste modo, as clínicas odontológicas apresentam diversas alternativas de tratamento dependendo de cada situação dos pacientes. Como exemplo, para uma dentição escurecida, o clareamento dental ajuda a resolver o problema, enquanto para dentes encavalados, inclinados ou girados, o tratamento ortodôntico pode ser a solução. Para quem possui dentes separados (conhecido também como diastema), os tratamentos ortodônticos e restaurações estéticas diretas ou mesmo facetas cerâmicas (conhecidas como lentes de contato dental), traz ao paciente uma nova estética para seu sorriso.

 


 

Estética Facial

Além de uma boa qualidade de vida e saúde, as pessoas buscam por uma aparência mais jovem, e hoje a odontologia é a especialidade conjunta de Dermatologia e a Cirurgia Plástica, responsáveis pelo rejuvenescimento facial. A clínica capacitada para harmonizar a face pode ir muito além do tratamento dentário, ou seja, a odontologia estética. Deste modo, pode atuar e oferecer ao seu paciente o uso de harmonização facial, aplicação de ácido hialurônico e bichectomia, além de rinomodelação, redução de papada, MDCodes, dentre outros.

Para quem não conhece, a harmonização facial é um área recente no campo odontológico, e foi liberada pela Resolução 176/2016 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) onde permite a possibilidade dos Cirurgiões Dentistas executarem procedimentos estéticos, como a aplicação da Toxina Botulínica e preenchedores faciais. Sendo assim, pode-se encontrar vantagens tanto estéticas quanto funcionais, como manter um sorriso branco e lábios abundantes.

A harmonização facial é uma técnica que propõe harmonizar e suavizar a imagem facial e é executada pelos próprios dentistas nos consultórios. O cirurgião-dentista deve ser especializado no assunto e informar aos pacientes como irá executar o procedimento.

Leva-se em consideração que a odontologia anda de mãos dadas com o rejuvenescimento, pois um sorriso pode fazer grande diferença na expressão fisionômica, e agora os dentistas exploram essa área de forma eficaz e segura, fazendo um combo: tratando a saúde e a estética.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão. Popularmente conhecida como Botox®, muitos podem pensar que os dois termos são sinônimos, mas, na realidade, Botox® é o nome de uma marca que, dentre várias outras, fabrica e comercializa a toxina botulínica.

Aplicação de Ácido Hialurônico

O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Bichectomia

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico de retirada parcial da bola de Bichat, que é um tecido gorduroso. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado.

Rinomodelação

Rinomodelação é uma técnica não cirúrgica para alterar suavemente aspectos estéticos do nariz. Geralmente utiliza-se produtos de preenchimento que são injetados na região nasal por meio de seringas com agulhas. Enquanto a rinoplastia é um tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz, podendo ainda tratar aspectos respiratórios, a rinomodelação consegue basicamente aumentar e disfarçar alguns aspectos indesejados do nariz de forma suave e relevante.

Redução de Papada

Considerada uma das principais vilãs da aparência facial, a papada ou queixo duplo, pode se tornar um verdadeiro tormento para os mais vaidosos e vem tomando espaço dentro da área de harmonização orofacial.

Desta forma, o procedimento de lipo de papada com enzima, que é um procedimento feito com ácido deoxícolico capaz de acabar com esse problema, em substituição às tradicionais técnicas invasivas, tem se tornado a solução para os pacientes que buscam a redução da gordura localizada nessa área.

MDCodes

O MD Codes, abreviação para Medical Codes (Códigos Médicos), um mapeamento da face por meio de pontos que entregam resultado superior nos tratamentos com preenchimento à base de ácido hialurônico, proporcionando uma aparência mais harmônica e jovial, sem perder a naturalidade.

Ele é realizado a partir da avaliação inicial da face do paciente de forma global e a partir disso identificando pontos específicos em cada região facial que deve ser preenchidos para reestrutura o formato e estrutura de sustentação da face que são perdidos ao longos dos anos em decorrência de reabsorção óssea e de compartimentos de gordura.

Como melhorar a estética

Se você se interessou pelos procedimentos da odontologia estética, tanto dentário quanto facial, é a oportunidade ideal para manter a face jovem e um sorriso perfeito. Entre em contato conosco a agende sua avaliação, nossos especialistas terão maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.

 
Fonte: MinhaVida, MinutoSaudavel, RSF, AlémDaBeleza OI, DentalCremer
 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Odontologia Estética. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.