fbpx

Dentes tortos – Quais os tratamentos disponíveis?

Dentes tortos – Quais os tratamentos disponíveis?

Os dentes tortos ou “dentes encavalados” podem ter diversas causas, sendo que o tratamento adequado para corrigir ou alinhar os dentes pode diferir de acordo com essas mesmas causas, a idade, condicionantes estéticas e severidade do problema.

A falta de espaço é um dos principais motivos para o apinhamento dos dentes. Mas não é só a falta de espaço que origina dentes tortos. O problema de dentes para a frente, por exemplo, pode ser provocado por falta de espaço, mas também por outros fatores. Veja mais informação em causas para os dentes tortos ou apinhados.

Correção dentária e ortodontia

Felizmente, esta situação de dentes tortos é passível de correção, ou seja, é possível fazer um alinhamento dos dentes permitindo obter o resultado final pretendido, quer em termos estéticos ou funcionais. Este tratamento permite-nos alinhar ou “arrumar os dentes”, e como já vimos anteriormente deve ser efetuado não apenas porque é feio ou por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão. Veja mais informação em tratamento de dentes tortos ou apinhado para saber tudo sobre as diferentes possibilidades de correção.

Na dentição de leite (dentes no bebé e criança), e principalmente durante a dentição mista, é também frequente verificarem-se situações de dentes tortos. Desde cedo, na infância ou na adolescência é extremamente importante proceder-se à sua correção a fim de se evitarem problemas futuros que poderão ser muito mais acentuados e mais difíceis de corrigir enquanto adulto. Muitas vezes, os dentes definitivos nascem tortos porque não se procedeu à respetiva correção precoce.

Tratamentos

O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta. Ou seja, esta movimentação resolve o problema do desalinhamento, desde que seja efetuado o diagnóstico de forma correta e o tratamento instituído com a técnica adequada, caso contrário, os dentes continuam tortos mesmo depois de usar aparelho.

botao tratamentos neo

Podemos subdividir os aparelhos ortodônticos ou dentários em:

  1. Aparelhos fixos – Os aparelhos dentários fixos, geralmente, são apenas considerados para correção nos adolescentes e adultos.
  2. Aparelhos removíveis (ou móveis) – Os aparelhos dentários móveis ou removíveis, geralmente, são indicados apenas nas crianças (aparelho ortodôntico infantil).

O tempo de utilização do aparelho vai depender da técnica utilizada para a correção, assim como da severidade do mau posicionamento dentário. A duração do tratamento prolongar-se-á por mais meses nos casos de dentes muito tortos, onde muitas vezes para se conseguir ganhar o espaço necessário para o alinhamento, tem inclusive que se recorrer à cirurgia para extração de dente. Ou seja, pode existir a necessidade de extrair (“tirar” ou “arrancar”) um ou mais dentes antes ou durante o tratamento com o aparelho dentário.

O tempo médio do tratamento ortodôntico ou de correção com aparelho dentário situa-se entre os 12 e os 36 meses (um a três anos), sendo necessária a sua ativação todos os meses nos casos dos aparelhos fixos, e normalmente de 2 em 2 meses nos casos dos aparelhos removíveis.

Uma outra solução de tratamento mais rápido, e indicada quando a situação de espaço o permite, é o recurso à prótese fixa através da colocação de coroas ou pontes, normalmente em cerâmica que são cimentadas em posição alinhada sobre os dentes tortos. Neste caso esses dentes são previamente desgastados e na maior parte das vezes também desvitalizados, enfraquecendo a sua estrutura.

Agende uma avaliação na NEO para saber qual o melhor tratamento para você!

 

Adicionar Comentário