fbpx

Aparelho ortodôntico – Como fazer a higiene bucal?

Aparelho ortodôntico – Como fazer a higiene bucal?

Você é aquele tipo de pessoa que sempre achou a hora higiene bucal um momento tranquilo? Isso até descobrir que precisaria colocar aparelho ortodôntico. Com todos aqueles fios de aço e bráquetes, você pensou que o ritual higiênico ficaria mais complicado. Mas, ao contrário do que muita gente diz, a escovação ortodôntica não é um bicho de sete cabeças. Basta ter um kit de higiene completo para o seu sorriso metálico.

FIO DENTAL

Toda higiene bucal precisar ser iniciada com o fio dental. É o elemento principal para limpar toda a sujeira que fica entre os dentes e na linha da gengiva. Com ele, você consegue evitar o surgimento de inúmeras doenças bucais, como o tártaro e a gengivite. O paciente ortodôntico, mais do que ninguém, precisa desse utensílio na limpeza do sorriso. As estruturas que compõem o aparelho ajudam a acumular mais placa bacteriana nos lugares estreitos que só o fio consegue alcançar. Para ajudar, você pode utilizar o modelo super floss, exclusivo para o paciente ortodôntico. Não pule essa etapa e mantenha sua boca 100% limpa.

PASSA FIO

Você deve pensar: como vou passar o fio dental com aparelho? Para tudo tem um jeito. E a melhor solução neste caso é com a ajuda de ferramentas auxiliares, como o passa fio. Um dispositivo em formato de agulha, que serve para amarrar as pontinhas de cada lado do fio e manusear de forma mais simples durante a limpeza. Muitos dentistas indicam esse apetrecho para quem usa aparelho ortodôntico, mas poucos pacientes realmente acabam usando.

ESCOVA INTERDENTAL

escova aparelho

Outro item que muita gente ignora na hora da higiene ortodôntica é a escova interdental. Não pense que só o fio dental ou a escova de dente vai fazer efeito. Esse objeto é essencial para limpar os dentes além dos ferrinhos e acabar com toda placa que fica na superfície do sorriso. Qual é a diferença entre ela e o fio dental? É que a bitufo não alcança a linha da gengiva, que também precisa ser higienizada. Ou seja, uma ferramenta complementa a outra e é por isso que todo paciente precisa utilizar o kit completo.

ESCOVA ORTODÔNTICA

Pode parecer uma escova comum, mas, se reparar bem nos detalhes, ela é a ferramenta perfeita para quem usa aparelho. As escovas ortodônticas possuem um formato diferenciado em relação às outras normais. Elas têm uma canaleta central que simplifica a higiene ortodôntica e seu formato em “V” das cerdas permite uma maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho.

Gostou das dicas? Converse sempre com o seu dentista e veja o que ele recomenda.

Agende uma consulta com a NEO!

 

Adicionar Comentário