fbpx

Confira 6 prejuízos causados pela falta de dente

Confira 6 prejuízos causados pela falta de dente

A falta de dentes não afeta somente a estética, muitas pessoas que perdem um ou mais dentes ao longo do tempo, podem ter problemas tanto psicológicos quanto de saúde. A perda dentária pode prejudicar a nossa saúde em geral.

Confira uma lista a seguir com alguns problemas causados:

  1. Baixa autoestima

A falta de dentes, principalmente os que aparecem no sorriso, deixa qualquer pessoa insegura em relação à sua aparência. E uma pessoa insegura não se sente à vontade para conviver com outras pessoas, pois sente vergonha de sua condição.

Estes fatores contribuem para que a pessoa fique com problemas psicológicos e até mesmo se isole dos demais por medo de sorrir e se tornar alvo de piadas.

  1. Dificuldade de mastigar

Os dentes têm como função principal a mastigação, e para que ela seja feita de forma correta, todos os dentes devem estar posicionados adequadamente na arcada.

E quando há falta de dente, o paciente tem problemas de mastigação e os nutrientes contidos nos alimentos não são absorvidos pelo organismo. Além disso, os alimentos chegam maiores no estômago, dificultando a digestão.

  1. Dificuldade de comunicação interpessoal

A perda de dente não prejudica somente a estética e autoestima, mas também atrapalha a fala. Uma pessoa com problemas de dicção pode se sentir desconfortável na hora de manter uma conversa com outras, principalmente em momentos que seja necessário falar em público.

Assim, suas relações no trabalho também podem ser prejudicadas, atrapalhando o progresso do profissional em sua carreira.

botao tratamentos neo

  1. Perda óssea

A perda óssea é outro problema comum que afeta pessoas que perderam um ou mais dentes. Isso acontece porque nosso corpo entende que se não há um dente no local, aquela estrutura óssea não é mais necessária, pois a função dela é servir de suporte para o dente. Por isso, o organismo inicia um processo natural de reabsorção do osso.

  1. Dores de cabeça

A presença de todos os dentes é uma das responsáveis pelo bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), articulação responsável por todos os movimentos da boca. E quando há problemas nessas articulações, o paciente pode sofrer com dores de cabeça constantes.

  1. Problemas nutricionais

Como falamos, quando há perda dentária, a mastigação é prejudicada. Por isso, os nutrientes da alimentação não são absorvidos corretamente pelo nosso organismo. Esse fator causa perdas nutricionais, deixando o paciente suscetível a outras doenças.

Por isso é tão importante que as pessoas cuidem bem de sua higiene bucal, pois os prejuízos da falta de dente vão muito além da estética. Se você está sofrendo com este problema, procure a NEO, nós vamos te ajudar!

Adicionar Comentário