fbpx

Erosão dentária: Conheça os sintomas e como pode afetar os dentes

Erosão dentária: Conheça os sintomas e como pode afetar os dentes

A erosão dentária é uma das causas de dor de dente. A erosão ocorre quando o excesso de ácido desgasta a camada externa (dura) do dente. Em termos gerais, o cálcio que está na saliva ajuda a neutralizar o ácido dos alimentos que você ingere e protege os dentes contra a erosão.

Porém, se você consome bebidas ou alimentos demasiadamente ácidos, o cálcio da saliva pode não ser suficiente para proteger seus dentes. Os sucos de frutas naturais e outros tipos de bebidas carbonatadas (incluindo refrigerantes diet) são altamente ácidos.

Os sintomas da erosão dentária incluem:

  • Dor de dente: Se o esmalte do dente se desgasta, seus dentes se tornam mais sensíveis aos alimentos quentes ou frios.
  • Descoloração: seus dentes podem ter aparência amarelada devido a exposição da dentina (camada embaixo do esmalte).
  • Transparência: os dentes frontais podem ter aparência transparente nas pontas onde você morde. Fissuras e rachaduras: se o esmalte do dente começa a se desgastar, seus dentes podem desenvolver rachaduras e pequenas fissuras ao longo da superfície onde mastiga.

O MELHOR MOMENTO PARA PROCURAR AJUDA É AGORA!

botão neo joinville

Não espere sentir os primeiros sintomas para procurar ajuda. É importante que o paciente visite seu dentista regularmente para evitar ou tratar dessa doença o quanto antes.

Algumas medidas importantes para cuidar da erosão

– Diminuir a ingestão de alimentos ácidos,

– Reduzir a força durante a escovação,

– Aplicar flúor para remineralização, seja de uso profissional ou diário pelo paciente, e, em alguns casos, selar a cavidade com resina.

Consulte o seu dentista!

Fonte: OralB

“>

Adicionar Comentário