fbpx

Ponto preto no dente é sinal de cárie?

Ponto preto no dente é sinal de cárie?

Se você encontrar um ponto preto nos dentes, enquanto os escova, vai pensar de primeira: “Estou com cárie”, e você já começa a pensar nas consequências que isso pode causar. Mas será que isso pode ser mesmo uma cárie?

Veja o que alguns odontologistas falam sobre o assunto!

PONTO PRETO NO DENTE NECESSARIAMENTE É CÁRIE?

Não, nem sempre esse ponto escuro pode indicar cárie, isso pode ser o resultado de outros quadros. Por isso, se a dúvida sugir, o ideal é procurar um profissional capacitado para esclarecer.

O QUE PODE SER UM PONTO PRETO NO DENTE?

Afinal, que outros quadros esse ponto pode indicar? Esse sinal pode ser apenas um alimento preso na fissura do dente, uma pigmentação de corantes de alimentos ou de medicamentos, ou pode ser também uma mancha por bactérias cromogênicas”.

De qualquer forma, mesmo que você não esteja com cárie é importante que procure seu dentista para avaliar sua saúde bucal e tomar os cuidados necessários. Muitas vezes, é bem difícil diferenciar o tipo de mancha, e apenas um profissional capacitado poderá entender do que se trata. Só ele pode avaliar clinicamente, e se necessário, pedir exames complementares, como o raio X, por exemplo.

botão neo joinville

O QUE DEVE SER FEITO NESSES CASOS?

Caso esse ponto preto significar cárie, ela deverá ser tratada com agilidade. Isso pode ser resolvido através da restauração, nesse processo a cárie é retirada com uma técnica mecânica e é escolhido o melhor material para restaurar o dente afetado. Se ela não for tratada a tempo, irá evoluir, e a melhor opção nesse caso poderá ser as porcelanas, que têm uma resistência maior.

Por outro lado, se o ponto preto não for sinal de cárie, deverá ser avaliado o que o ocasionou e qual o melhor tratamento nesse caso. Em algumas situações ele pode ser bem mais simples! Se forem manchas por bactérias cromogênicas ou por corantes de alimentos ou medicamentos, normalmente poderá ser removido com uma profilaxia profissional. Referência – Sorrisologia

Adicionar Comentário