fbpx

Odontologia estética: Conheça alguns tratamentos

Odontologia estética: Conheça alguns tratamentos

A odontologia estética é a parte da odontologia que cuida da cosmética do sorriso. Várias especialidades contribuem, cada uma na sua área, para a transformação do sorriso, como: Clareamento dos dentes, restaurações estéticas de resina na cor do seu dente, facetas de porcelana e lentes de contato dentais e peeling gengival, são alguns exemplos dos tratamentos.

1- Clareamento dental

Com o passar do tempo e o consumo de certos alimentos e bebidas, nossos dentes vão incorporando pigmentos. Eles também vão amarelando com a idade.

clareamento joinville

Há diversas formas de remover com segurança tais manchas, deixando o sorriso mais branco e radiante. Há diversas formas de clarear seus dentes, aqui seguem alguns procedimentos mais populares: Clareamento Caseiro – Clareamento Profissional e Clareamento a Laser

Consulte um dentista caso tenha interesse neste procedimento para ele te indicar a melhor opção.

2- Restauração estética do dente

A restauração estética consiste em reparar o dano sofrido pela estrutura dental, seja ela por cárie, fratura ou desgaste, com materiais que possuem características tão semelhantes quanto às do dente. A restauração estética é praticamente imperceptível ao olho humano.

dente quebrado restaurado

O procedimento se diferencia das restaurações convencionais por ter a capacidade de devolver ao dente o seu aspecto natural. Onde são utilizados materiais como porcelana e resina, que são da cor do dente, proporcionando um resultado de melhor aparência e harmonia no sorriso do paciente.

botão neo joinville

3- Facetas de porcelana

As facetas são utilizadas em casos de manchas, danos na coloração ou desalinhamento dos dentes. Elas funcionam como pequenas capas feitas de cerâmica. São fixadas na parte frontal dos dentes incisivos centrais. Se for um caso que necessite de clareamento é preciso desgastar a dentição antes de aplicar as facetas. Essa espécie de “roupa” para os dentes costuma ter 1 milímetros de espessura.

facetas de porcelana

4- Lente de contato dental

Já as lentes de contato dental são indicadas para pequenas correções estéticas, como aumento de comprimento e/ou largura do dente, preenchimento de espaços e arredondamento da dentição.

lente dental

Apesar de também ser produzida em cerâmica, a capinha da lente de contato dental tem de 0,2 a 0,4 milímetros de espessura e não necessita que os dentes sejam desgastados para ser aplicada. É praticamente imperceptível a olho nu.

5- Peeling gengival

O Clareamento Gengival ou Peeling Gengival é um tratamento que visa remover cirurgicamente as manchas nas gengivas (manchas marrons). Algumas pessoas possuem em suas gengivas uma maior quantidade de células (os melanócitos) produtoras do pigmento melanina, de cor marrom. Como consequência, as gengivas ficam mais escurecidas, com aspecto marrom-acinzentado, interferindo na estética bucal e facial, principalmente naqueles pacientes que muito mostram as gengivas ao sorrir.

sorriso gengiva

O Clareamento ou Peeling Gengival pode durar de 2 a 3 anos, e após esse período pode haver a necessidade de retoques, devido à nova formação de células produtoras de melanina, os melanócitos.

A estética do sorriso, entretanto, não está somente ligada ao processo de elevar a autoestima e harmonizar o sorriso do paciente, ela também ajuda a melhorar a funcionalidade da arcada dentária

A odontologia estética está cada vez mais desenvolvendo técnicas e materiais mais seguros e resistentes para o conforto e satisfação dos que procuram o atendimento.