fbpx

Saiba quais são os 5 problemas bucais mais comuns

Saiba quais são os 5 problemas bucais mais comuns

A cárie, o tártaro e o mau hálito, são alguns dos principais motivos de queixas nos consultórios do dentista. Conheça os 5 problemas bucais mais comuns:

1-Placa bacteriana

As bactérias ajudam a formar um tipo de película indesejável sobre o dente. Elas se desenvolvem com os restos de alimentos que ficam nos dentes.

Por isso a escovação eficiente é necessária, se isso for deixado de lado, a situação pode evoluir para o tártaro, que é mais difícil de ser retirado.

2-Cárie

A cárie nada mais é que uma lesão provocada pelas bactérias, que são as inimigas dos dentes saudáveis. Naquele processo de se apropriar do que nos serve de alimento, a cárie ganha força e produz ácidos que corroem o esmalte dentário, gerando os “buracos”.

A cárie pode ser “transmitida” de uma pessoa pra outra, através da saliva, portanto não se deve compartilhar talheres, por exemplo. Se não tratada a tempo ela pode levar ao extremo como a extração do dente.

3-Tártaro

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes

O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e gengiva, mas também é um problema estético. O tártaro, por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como “raspagem”.

4-Mau hálito

O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Visite regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um checkup e limpeza profissional também é muito importante.

5- Periodontite

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada.

Uma raspagem supragengival feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental).

Caso a doença esteja em um estágio avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva.

É muito importante visitar o dentista a cada 6 meses para que os problemas bucais não se agravem e garantir a saúde bucal.

botão neo joinville

Adicionar Comentário