fbpx

O que é tratamento de canal?

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é realizando quando é encontrado problemas relacionados com a polpa dentária. Antigamente, quando os dentes tinham as polpas comprometidas, eles eram extraídos. Hoje, quando a polpa é danificada, infeccionada ou morta, é removida, o espaço resultante é limpo, preparado e preenchido.

Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

  • Dente quebrado
  • Cárie profunda
  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Durante o tratamento, um dentista clínico geral ou endodontista (dentista especializado em problemas da polpa) remove a polpa comprometida. A câmara pulpar e o canal radicular do dente são desinfetados e obturados.

botão neo joinville

Como é feito o tratamento de canal?

Se você acha que precisa de um tratamento de canal, consulte um dentista. Existem várias etapas que acontecem em algumas visitas ao consultório.

  1. Raio X– Se o dentista suspeitar que você precisa de um tratamento de canal ele vai observar ou examinar raios-x existentes para verificar onde a cárie está localizada.
  2. Anestesia– a anestesia local é administrada no dente afetado. Ao contrário da crença popular, um tratamento de canal não é mais doloroso do que uma restauração.
  3. Pulpectomia– Uma abertura é feita e a polpa do dente doente é removida.
  4. Preenchimento– Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de fibra ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.

Assista ao vídeo com o procedimento:

Um dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são indicados. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, o dente permanecerá saudável.

Adicionar Comentário