fbpx

Confira 5 alimentos prejudiciais a saúde dental

Confira 5 alimentos prejudiciais a saúde dental

A maioria das pessoas tem uma noção básica do que é preciso para manter os dentes mais saudáveis e brancos: escovar os dentes regularmente, usar o fio dental todos os dias e enxaguante bucal. Mas a alimentação é um ponto importante, pois alguns alimentos podem contribuir negativamente com a saúde dos dentes. Confira 5 dicas de alimentos:

Leia também: Confira 5 motivos para usar o fio dental

1- Café, chá e álcool

Tomar café, vinho e chá frequentemente pode causar manchas nos dentes, devido aos pigmentos e corantes contidos nessas bebidas, que podem danificar o aspecto da boca.

A bebida alcoólica, como o vinho por exemplo, possui substâncias que corroem as gengivas, tecidos da boca, bochechas e dentes, o que diminuiu a produção de saliva que ajuda a remover os restos de alimentos que ficam na boca. A falta dela, deixa a boca seca, o que contribui para o desenvolvimento de bactérias e as chances de aparecimento de cáries aumenta.

2- Doces e Refrigerantes

Os alimentos e bebidas mais açucaradas, levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, pois transformam o açúcar em ácido destruindo o esmalte dos dentes.

3- Frutas Ácidas

As frutas cítricas como laranja, limão, tomate e uva, quando consumidas isoladamente podem aumentar o desgaste e erosão dos dentes.

laranja

 4- Frutas secas

Enquanto as frutas frescas fazem bem para os dentes, a versão seca é mais pegajosa e rica em açúcar. O que pode levar a erosão dentária, pois o açúcar alimentas as bactérias presentes na boca e pode favorecer o crescimento dessas.

frutas e cereal

5- Alimentos ricos em carboidratos

Alguns alimentos ricos em carboidratos, principalmente que contêm amido, como batata, pão, feijão branco, macarrão e cereais grudam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e ao surgimento de cáries.

Lembrando que todos os alimentos citados acima podem ser consumidos, o ideal é equilibrar e escovar os dentes em seguida.

botão neo joinville

Dores nos dentes podem indicar cáries, se observar alguma alteração, consulte um dentista! Ele é o profissional indicado para avaliar o seu caso e orientá-lo da melhor forma.

Adicionar Comentário