fbpx

7 casos para usar aparelho dental

7 casos para usar aparelho dental

Os motivos para usar aparelho dentário variam de pessoa para pessoa. Entre os propósitos do tratamento, podemos destacar que além da estética, também pode ser usado para a correção de problemas de alinhamento dos dentes, má oclusão, DTM, entre outros.

O aparelho contribui a melhoria da saúde bucal, pois trabalha para que as funções da fala, mastigação e respiração também sejam normalizadas. Tem como intuito corrigir o posicionamento dos dentes e evitar problemas futuros com a articulação da face, perda dos dentes e doenças na gengiva.

aparelho dental

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. O primeiro é indicado para tratamentos mais duradouros e são usados em dentes permanentes, já o segundo para correções mais simples e podem ser usados tanto em dentes permanentes, quanto dentes decíduos (leite). Entre os aparelhos fixos já existem diferentes tecnologias que atualmente diversificam as opções de escolha.

Veja alguns casos em que o uso de aparelho ortodôntico é indicado:

1- Dentes afastados/Diastema: Acontece quando a quantidade de dentes é menor que a arcada, deixando espaço entre eles, ou quando o dente acaba nascendo com um tamanho menor que deveria (discrepância negativa). Pode acontecer por conta da extração de dentes ou dentes que não nasceram. O prejuízo é estético e funcional.

2- Dentes apinhados: São mais conhecidos como dentes encavalados. Isso ocorre quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, deixando pouco espaço e acarretando na sobreposição de um dente no outro. Ou, quando se tem uma perda precoce dos dente decíduos (dente de leite) esses dentes vão para locais indesejados podendo acarretar um apinhamento futuro nos dentes permanentes.  Além do problema estético, dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite.

3 – Mordida profunda: Também conhecida como sobremordida, acontece quando os dentes anteriores superiores, na hora da mordida, cobrem todos ou quase todos os dentes anteriores inferiores. Se não for tratado, pode causar desgastes nos dentes e dores musculares.

4 – Mordida aberta: Os dentes anteriores inferiores ficam afastados dos superiores, com espaço entre eles. Chupeta, sucção dos dedos e interposição da língua podem causar este problema. Além do tratamento Ortodôntico, necessário concomitantemente tratamento fonoaudiológico.

5 – Mordida cruzada anterior:  É quando os dentes anteriores superiores ficam atrás dos anteriores inferiores. Dificulta a mastigação e a fala.

6 – Mordida cruzada posterior: Aqui, os dentes posteriores superiores ficam para dentro em relação aos posteriores inferiores. Além da estética, prejudica a respiração, fala e mastigação.

7 – Mordida topo a topo: Os dentes batem no topo um do outro. Causa problemas na mastigação e pode gerar perdas ósseas e algumas disfunções na articulação tempôro-mandibular. Em todos os casos de mordida desalinhada recomenda-se o uso de aparelho dentário.

Para ter certeza de que você vai precisar de aparelho, visite regularmente o dentista e faça uma avaliação. Um dentista especialista em ortodontia é indicado para uma melhor avaliação e tratamento frente à esses problemas.

botão neo joinville

Adicionar Comentário