fbpx

Cárie, Bruxismo e Gengivite: Saiba como tratar essas doenças bucais

Cárie, Bruxismo e Gengivite: Saiba como tratar essas doenças bucais

A boca está exposta a inúmeras bactérias e doenças, que podem ser evitadas com uma boa higiene dental.

Conheça algumas das doenças mais comuns:

1-  Cárie

Cárie é um jeito de denominar uma deterioração do dente. Essa deterioração ocorre por vários motivos.

– Sintomas: A descoloração dos dentes, cavitação, sensibilidade e dor.

– Tratamento: Em alguns casos, o dentista pode aplicar selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária, contanto que a desmineralização não tenha danificado o esmalte. Uma vez que o esmalte for irreversivelmente comprometido, o dentista terá que restaurar o dente. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento de canal.

 2- Bruxismo

Se você acorda com dores na mandíbula e dor de cabeça, pode ser bruxismo. Que se caracteriza pelo apertar ou ranger dos dentes que costuma se intensificar durante o sono.

Ele pode ser causado por ansiedade, tensão, problemas do sono (apneia), entre outros fatores.

– Tratamento: Os principais objetivos do tratamento são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. Terapias musculares, utilizando uma placa miorrelaxante.

3- Problemas da Gengiva

Os problemas da gengiva, são causados pela má higiene bucal. A gengivite, que é a inflamação da margem gengival pode progredir e afetar os ossos que permeiam e suportam os dentes.

– Sintomas: gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.

– Tratamento: Problemas da gengiva em muitos casos são reversíveis. Com o tratamento adequado, as gengivas podem se recuperar. Uma raspagem supragengival feita pelo dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental). Caso a doença periodontal esteja em um estágio mais avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva.

A melhor forma de evitar as doenças é a prevenção!

Você já visitou o seu dentista este ano?

botão neo joinville

– Leia também: Confira 5 dicas para manter os dentes saudáveis